Theme Support

comunidade

Unordered List

esporte

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Colombo

Postagem em destaque

Médicos Sem Fronteiras em Curitiba

Pagina Oficial dos MSF no Facebook Pela primeira vez em Curitiba, a exposição Pessoas em Movimento, de Médicos Sem Fronteiras Brasil...

Pesquisar este blog

Geral

Binho - Aviário

Binho -  Aviário

Flickr Images

Cultura

About us

About us

Flickr Images

domingo, 17 de agosto de 2014

10 curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)




1. A causa imediata do conflito foi a invasão da Polônia pelos alemães, no dia 1ª de setembro de 1939, depois de o líder Adolf Hitler já ter anexado a Áustria e um pedaço da Tchecoslováquia. Mas apenas no ano seguinte o conflito começou. A guerra se internacionalizou com o ataque japonês à base de Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941.

2. Pearl Harbor era a maior base americana no oceano Pacífico. Situava-se na ilha Oahu, no Havaí. O local era chamado de Wai Momi ("águas de pérolas") pelos havaianos por causa das ostras de pérolas que já haviam existido lá.

3. O ataque ao porto, em 7 de dezembro de 1941, foi reflexo de uma década de tensões entre Estados Unidos e o crescente expansionismo e militarismo japonês. O Japão havia invadido a China em 1937, se aliado com Alemanha e Itália no Eixo em 1940, e ocupado a Indochina francesa em julho de 1941. Os Estados Unidos tinham interesses comerciais naquela região da Ásia e responderam ao Japão impondo sanções econômicas ao país. Como represália, a aviação japonesa atacou Pearl Harbor.

4. O primeiro torpedo estourou em Pearl Harbor às 7h55 (hora local). Em seguida, surgiram cerca de 350 aviões japoneses que, em duas horas, acabaram com a frota americana que estava no porto: 21 navios foram afundados ou seriamente danificados e 188 aeronaves foram destruídas. Um dos 8 encouraçados abatidos afundou com 1.177 tripulantes americanos. Entre os 2.403 mortos, 68 eram civis. Foram contabilizados 1.178 feridos. Entre os japoneses, 64 pessoas morreram, 29 aviões foram abatidos e 5 pequenos submarinos afundados. No dia seguinte, os Estados Unidos declararam guerra ao Eixo.

5. O exército alemão dominava quase todo o continente europeu. Mas no dia 6 de junho de 1944, os aliados começaram a derrotar o Terceiro Reich, de Adolf Hitler, com a retomada da região da Normandia, litoral da França. Uma invasão usando a Inglaterra como base era previsível demais, pensavam os alemães. Hitler imaginava que eles viriam por Pás-de-Calais, o local em que o Canal da Mancha é mais estreito. Errou. A Operação Overlord, a mais espetacular ação militar de todos os tempos, envolveu 3 milhões de soldados, 5339 embarcações, 11 mil aviões e 15 mil tanques e veículos blindados. Morreram 80 295 soldados alemães, 34 417 soldados aliados e 12 850 civis franceses.

6. A guerra terminou no dia 8 de maio de 1945, com a vitória das Forças Aliadas, formadas por 25 países. No dia 14 de agosto, o Japão rendeu-se. A rendição formal foi feita, solenemente, a bordo do navio "Missouri", no dia 2 de setembro.

7. O saldo foi de quase 60 milhões de mortos, sendo 6 milhões de judeus (um terço da população judaica do mundo). Calcula-se que, na Europa Ocidental, 1,5 milhão de edifícios foram destruídos.

8. Durante a guerra, 108 generais alemães suicidaram-se.

9. Em 1943, uma renomada fundação inglesa de proteção aos animais decidiu criar uma condecoração para atos de bravura praticados pelos bichos. A Medalha Dickin teve seu nome escolhido em homenagem à então diretora da fundação, Maria Dickin. Marinha, Exército e Aeronáutica Inglesa utilizaram os pombos em missões perigosíssimas, nas quais as aves deveriam cruzar o território inimigo levando mensagens presas nas pernas ou costas. 54 medalhas foram entregues entre 1943 e 1949, homenageando 32 pombos, 18 cachorros, 3 cavalos e 1 gato por suas contribuições durante e após a Segunda Guerra.

10. O gato Simon era mascote do navio de guerra inglês Amethyst. Ele recebeu a Dickin por Bravura Evidente e Devoção ao Serviço na Guerra. Já Rob, um dos cachorros condecorados, saltou mais de 20 vezes de para-quedas em missões secretas no campo inimigo.

Livro de baterista do Paralamas do Sucesso fala sobre a Segunda Guerra Mundial.

Confira algumas imagens da Segunda Guerra Mundial:







←  Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Faça Faculdade Uniandrade

Faça Faculdade Uniandrade
Vem pra Uniandrade

Publicidade

Publicidade

Seguidores