Theme Support

comunidade

Unordered List

esporte

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Colombo

Postagem em destaque

TRE-PR e TRT-PR vão ampliar ações de inclusão de pessoas com deficiência

Convênio assinado nesta quinta-feira (11) no TRE-PR prevê intercâmbio de políticas e iniciativas de aprimoramento da acessibilidade ...

Pesquisar este blog

Geral

Binho - Aviário

Binho -  Aviário

Flickr Images

Cultura

About us

About us

Flickr Images

quarta-feira, 14 de junho de 2017

A escritora Colombense do livro Vejo Flores em Você recebe homenagem

Recém-formadas em Jornalismo Alice Gonçalves e Shamia Arialle foram homenageadas na última terça feira (09/06) pela Câmara Municipal de Piraquara (PR). As autoras do livro-reportagem Vejo flores em você (que conta a história de cinco pessoas com Síndrome de Down) participaram da moção de aplausos concedida pelos vereadores do município, devido ao trabalho em prol das pessoas com SD. Na ocasião foram homenageadas também a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil - Nossa Senhora Aparecida de Piraquara (Marta Silveira); a diretora da Associação Reviver Down (Marlene Dias) e a pequena Maria Fernanda Ribeiro (personagem do livro). 
Estiveram presentes na ocasião a deputada estadual Claudia Pereira, o vice-prefeito de Piraquara (Josimar Froes),os vereadores do município, além de profissionais da educação, famílias e pessoas com Síndrome de Down. Segundo a autora Alice Gonçalves, a noite foi mais do que um momento de entrega de homenagens, mas uma ocasião para ressaltar a importância da inclusão e do respeito a diversidade

O livro-reportagem Vejo flores em você conta a história de cinco personagens reais com Síndrome de Down, sendo três deles moradores de Curitiba, uma de Piraquara e um de São Paulo – todos com idades diferentes. As autoras explicam que mais do que apresentar histórias o livro-reportagem busca trazer alguns esclarecimentos sobre a Síndrome de Down e fazer com que o leitor reflita sobre a importância do conhecimento sobre a causa, do respeito, da inclusão e diversidade. 

O livro foi criado em 2016 para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das estudantes de Jornalismo. As autoras contam que antes de iniciar o projeto já tinham como premissa criar algo que fosse utilizado não apenas na faculdade, mas que ultrapasse fronteiras e pudesse servir como apoio para a sociedade. Foi então que a proximidade de Alice à uma prima com Síndrome e Down, fez com que ela se sentisse inconformada com a falta de informação sobre o Down (que segundo ela é motivo de grande parte do preconceito) e se apaixonasse pela causa, utilizando suas próprias experiências para criar o seu trabalho.

Após a aprovação no TCC Alice e Shamia retornaram o contato com as pessoas que as ajudaram durante a criação do material, mas agora com outra meta: a publicação do livro. Foi a partir desses contatos, sobretudo com a Associação Reviver Down que se iniciou a divulgação do livro, se tornando discussão na Câmara Municipal de Piraquara e ganhando o apoio da deputada Claudia Pereira. As autoras ressaltam que ainda não conseguiram publicar o livro-reportagem devido à falta de verba, sendo assim estão procurando patrocinadores que possam ajudar financeiramente e também apoiar a causa. A meta das jornalistas é fazer a publicação ainda este ano. “É a realização de um sonho coletivo, afinal esse livro representa todas as famílias e pessoas com Down”, comenta Alice.

Relação de Alice Gonçalves com a cidade de Colombo
Nasceu em Campina Grande do Sul, mas sempre morou em Colombo. Começou a sua caminhada de aprendizagem na Escola Municipal Jucondo D’Agostin, no bairro Parque do Embú, onde estudou da 1ª a 4ª série. Após esse período foi para o Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves, onde estudou da 5ª sério do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio (formada em 2012).

“Devo muito aos professores de Colombo, pois foram nesses colégios que comecei a trilhar a minha caminhada. Cada professor teve a sua importância, desde aquele que me ensinou a ler e escrever, até aquele que me entregou o diploma do ensino médio. Sem essas pessoas eu não teria toda a bagagem de conhecimento que tenho hoje”, diz Alice Gonçalves. “Foram eles que me fizeram entender a importância da educação e me motivaram a querer seguir em frente para alcançar os meus objetivos”.

Premiações do livro:
Primeiro Lugar no evento Mostra Massa realizado pelo Centro Universitário Internacional UNINTER – Categoria: Produções Jornalísticas Impressas (Livro-reportagem) – 2017.
Primeiro Lugar no evento Mostra Massa realizado pelo Centro Universitário Internacional UNINTER – Como melhor produção Jornalística Geral – 2017.
Homenagem da Câmara Municipal de Piraquara – Moção de aplausos pelos serviços prestados à comunidade. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Faça Faculdade Uniandrade

Faça Faculdade Uniandrade
Vem pra Uniandrade

Publicidade

Publicidade

Seguidores