Arquivo do blog

Theme Support

comunidade

Unordered List

esporte

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Colombo

Postagem em destaque

Médicos Sem Fronteiras em Curitiba

Pagina Oficial dos MSF no Facebook Pela primeira vez em Curitiba, a exposição Pessoas em Movimento, de Médicos Sem Fronteiras Brasil...

Pesquisar este blog

Geral

Binho - Aviário

Binho -  Aviário

Flickr Images

Cultura

About us

About us

Flickr Images

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Desfile das escolas de samba leva 30 mil foliões para a rua em Curitiba


Mocidade Azul é a campeã do Carnaval; 30 mil assistiram ao desfile


Em pleno sábado de carnaval, a Rua Marechal Deodoro foi tomada por 30 mil foliões que lotaram as arquibancadas para assistir ao desfile das escolas de samba de Curitiba. O desfile começou por volta das 18h, com os blocos carnavalescos. Às 20h foi dada a largada para a primeira escola do grupo de acesso. As do grupo especial entraram na passarela por volta das 22h, cantando os seus enredos, sambando e exibindo muito brilho nas fantasias e carros alegóricos.
O prefeito Rafael Greca acompanhou o desfile dos grupos especiais e destacou o local da apresentação. "A Marechal Deodoro representa a força do povo dos bairros que nesta avenida têm seu salão de baile", afirmou.
O prefeito lembrou ainda que o desfile das escolas tem um significado para o desenvolvimento de Curitiba muito mais profundo do que apenas ofertar um momento de entretenimento à população. "A ocupação da cidade pelo povo é parte do urbanismo. As boas cidades oferecem seu Centro como um espaço para a cultura popular e é nesse sentido que investimos no nosso carnaval".
Com o dobro de escolas de samba que no ano passado, a noite teve animação em dobro também, afirmou Beto Lanza, diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba. "O carnaval foi um sucesso, tivemos o dobro de público e escolas. Tivemos a avenida lotada mesmo com chuva, muitas crianças se divertindo, e tudo isso fez um carnaval muito bonito”.
Desfile
A primeira escola de samba a entrar na avenida foi a Enamorados do Samba, que estreou no carnaval curitibano com a proposta de ser uma escola ecológica. Com apenas sete meses de fundação, o grupo já conseguiu reunir 400 integrantes que se apresentaram nessa noite. "Não usamos nada de origem animal, nem plumas, nem coro e tudo que a gente usa é reciclável. Estou muito feliz, acho que fizemos um trabalho incrível”, afirmou o carnavalesco Felipe Guerra.
Logo depois a escola Unidos de Pinhais apresentou “Carrossel dos meus sonhos de criança… histórias de vovó”, baseado nos encantos e na magia das histórias infantis. Os foliões se fantasiaram de cinderelas, bruxas e sacis, heróis e malfeitores animando o público presente. 
A Império Real de Colombo veio a seguir lembrando que a figura do “malandro” também é presente na cultura popular curitibana. Os Internautas encerram a primeira parte do desfile enaltecendo a cidade com o enredo “Curitiba, sua cultura e sua glória retratadas nas linhas da história”.
Nem mesmo a breve chuva que caiu durante a apresentação da Imperatriz da Liberdade desanimou os foliões. A escola abriu o desfile das especiais trazendo como tema “Na ginga da capoeira a Imperatriz sacode a poeira”.  Em seguida, a Embaixadores da Alegria comemorou seus 70 anos de avenida. A escola, que é uma das mais antigas agremiações carnavalescas de Curitiba, apresentou o samba “O céu se abre para cantar, como é grande o meu amor por você!”, lembrando seus antigos carnavais.
Com o enredo “Peabiru – Yvi Mara’ey, eu vou pelo caminho do Sol”, a Leões da Mocidade inovou trazendo para o seu conjunto as referências ao Caminho do Peabiru, com histórias e lendas de diferentes povos e culturas. Já a Acadêmicos da Realeza fez uma homenagem ao 100 anos do nascimento do Chacrinha, o mais popular apresentador da televisão brasileira. “Ó Terezinha Ó Terezinha, é um barato o centenário do Chacrinha” é o tema que embalou os foliões de uma das maiores escolas de Curitiba.
Encerrando o desfile, a Mocidade Azul entrou na avenida às 4h30 da madrugada de domingo (11/2), com o tema “Quem canta seus males espanta. Onde está o dinheiro? Quem foi o gato que comeu?”. Criticando a crise, a falta de ética e a corrupção, a escola distribuiu jornais, usou grandes carros alegóricos com referências à Operação Lava a Jato.
Foliões
Foliões de toda a parte estiveram na avenida para assistir os desfiles. Participaram do carnaval os estudantes da Universidade Estadual de Montana, que estão na cidade para a doação de um forno para cerâmicas à comunidade. Foi a primeira vez que os 12 americanos vivenciaram o carnaval. “Estamos muito felizes e orgulhosos, não somente pelo carnaval, mas para ajudar a cidade com essa doação. Foi uma alegria muito grande poder conhecer essas pessoas especiais, criativas e artísticas. Queremos trabalhar mais juntos”, falou o professor Dean Adams.
Muitas famílias também aproveitaram o feriado para prestigiar o evento. A comerciante curitibana Rafaela Rodrigues, que trouxe seus dois filhos para curtirem junto, se surpreendeu com o entusiasmo dos carnavalescos. “Por ser Curitiba a gente esperava uma coisa mais fria, mas hoje tá muito legal. Não tenho uma escola preferida, mas é divertido ficar brincando de avaliar todas”, acrescentou.
“Quando não viajo eu venho e gosto de ficar até o fim”, afirmou Ana Maria dos Santos Oliveira, acompanhada das amigas e torcedora a escola Embaixadores da Alegria. “O prefeito é uma alegria a parte, muito animado, participa de tudo. Gosto desse comprometimento dele com a cidade. A gente que ama Curitiba tem que vir, não dá pra ficar em casa”, concluiu.
Também prestigiaram o carnaval na Marechal Deodoro o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o presidente da Câmara Municipal, o vereador Serginho do Posto;  os vereadores Katia dos Animais e Goura;  a superintendente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro;  o presidente da Agência Curitiba, Frederico Augusto Munhoz da Rocha;  os administradores regionais Fernando Bomfim (Bairro Novo) e Ricardo Alexandre Dias (Boqueirão).
Abaixo, confira a programação do Carnaval de Curitiba para amanhã (12/02)
12 de fevereiro
Psycho Carnival
Horário: 13 às 19h
Local: Praça Nossa Senhora da Salete
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Faça Faculdade Uniandrade

Faça Faculdade Uniandrade
Vem pra Uniandrade

Publicidade

Publicidade

Seguidores