Arquivo do blog

Theme Support

comunidade

Unordered List

esporte

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Colombo

Postagem em destaque

EXCLUSIVO: Live com neste Sábado no Blog Chik Jeitoso com Roberto Requião

Foto Arquivo MDB  Confirmado para este Sábado 16 de Novembro ao Meio Dia Live Poderosa  EXCLUSIVA  no Blog Chik Jeitoso com Vossa Exclên...

Pesquisar este blog

Geral

Binho - Aviário

Binho -  Aviário

Flickr Images

Cultura

About us

About us

Flickr Images

quarta-feira, 7 de março de 2018

Rene Dotti diz que Alvaro seria o presidente ideal para o Brasil

Para o advogado, professor e um dos mais destacados juristas do país, Rene Dotti, o candidato paranaense à Presidência da República, Alvaro Dias (Podemos) tem o perfil e requisitos próprios do político-estadista que faz do mandato um compromisso para atender demandas do presente, pensando e agindo também com olhos no futuro.
A posição de Dotti foi manifestada através de artigo publicado no dia seis de março de 2018. Confira o que diz e pensa o jurista:
Embora o calendário eleitoral marque para 16 de agosto o início da propaganda das campanhas para os cargos a serem disputados em outubro deste ano, há algum tempo os meios de comunicação já divulgam, rotineiramente, notícias, entrevistas e reportagens sobre pré-candidatos ao mandato de maior representatividade popular: a chefia do Poder Executivo.
Apesar do exercício periódico da soberania popular pelo sufrágio universal e o voto direto e secreto para a escolha de seus representantes, o cidadão, em geral, desconhece as atividades partidárias e revela descrença quanto à satisfação dos fundamentos da República, assim consagrados pela Constituição: I – soberania; II – cidadania; III – dignidade da pessoa humana; IV – valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V – pluralismo político (art. 1º).
Um dos caminhos para se alcançar bons resultados no programa idealizado pelos constituintes de 1988 – evitando que a declaração de esperança se transforme em frustrantes proclamações otimistas – consiste no aprimoramento das instituições políticas e dos costumes eleitorais a salvo da violência, da fraude e de outras expressões ofensivas à dignidade humana e ao progresso da sociedade. Sobre a ciência e a arte da Política circulam as mais contraditórias manifestações, ora marcadas pelo ceticismo, ora impregnadas de boa-fé.
Em texto memorável a respeito do sufrágio, o escritor e Ministro da Justiça do Império José de Alencar (1829-1877) nos diz que “o voto não é, como pretendem muitos, um direito político, é mais do que isso, é uma fração da soberania nacional; é o cidadão” (Systema Representativo, Brasília: Senado Federal, 1996, p. 75. Itálicos meus).
Na madrugada do último sábado, acompanhei a fecunda e lúcida entrevista do Senador Alvaro Dias (do Podemos) ao jornalista Claudio Dantas por meio do confiável e eficiente blogue O antagonista. Os mais variados e complexos assuntos que envolvem as múltiplas e infinitas atribuições da presidência foram tratados com absoluta clareza, extensão e rara noção de competência. O ex-Governador do Paraná (1987-1991), que recebeu o maior reconhecimento público pela ética, dinâmica e eficiente administração demonstrou que tem todas as qualidades morais e intelectuais para retirar o nosso país do teatro do absurdo que estamos vendo e por ele sacrificados.
Tenho essa irredutível impressão decorrente da convivência funcional como Secretário de Estado da Cultura nomeado por sua livre opção e que o acompanhou durante toda a extensão de seu notável mandato e ilibada reputação. Tais requisitos são próprios do político-estadista que faz do mandato um compromisso para atender demandas do presente, pensando e agindo também com os olhos no futuro”.



←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Faça Faculdade Uniandrade

Faça Faculdade Uniandrade
Vem pra Uniandrade

Publicidade

Publicidade

Seguidores