Arquivo do blog

Theme Support

comunidade

Unordered List

esporte

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Colombo

Postagem em destaque

Morreu o Apresentador de TV, Radialista Ex Deputado Estadual Ricardo Chab

Blog Chik Jeitoso tinha feito homenagem Netsa tarde de Terça Feira acabou de falecer o grande Deputado Estadual Radialista e Apresen...

Pesquisar este blog

Geral

Binho - Aviário

Binho -  Aviário

Flickr Images

Cultura

About us

About us

Flickr Images

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Em quatro anos, Atitude na Cabeça doou 1,2 mil perucas

Enfrentar o diagnóstico de um câncer, bem como superar a doença, não é nada fácil. Há o estresse psicológico e a perspectiva de sofrimento, que só aumenta quando a paciente for mulher. Por conta da quimioterapia, é comum a queda de cabelo, alteração na tenacidade da pele e a perda de pelos do corpo. Mas essas pessoas não estão sozinhas. É que um grupo de curitibanos com atitude na cabeça tem feito a diferença nestes casos.
Criado em maio de 2014, a ONG Atitude na Cabeça arrecada cabelos, perucas, lenços, chapéus, turbantes, bonés, boinas e outros adereços para pacientes que perderam os cabelos por conta de alguma doença ou tratamento. Além disso, também são ofertadas próteses de silicone e micropigmentação da mama para quem fez a retirada do seio. 
Atitude que tem feito a diferença, mas cujo início se deu quase por acaso, com Suely Maria Baldan, hoje coordenadora da ONG, procurando ajuda nas redes sociais para conseguir uma peruca para uma moradora de Araucária acometida por um câncer.
“Enquanto não recebia a peruca, não parava de fazer o apelo. Foram quatro meses até conseguirmos a doação, mas outras pessoas já estavam doando cabelo e não sabíamos o que fazer. Foi aí que resolvemos fazer o curso de perucas e tudo teve início. Já até tentamos parar várias vezes, mas é muita gente que precisa de ajuda, a necessidade é muito grande”, aponta.
Em quatro anos, conta ainda Suely, já foram doadas mais de 1,2 mil perucas a pacientes de todo o Brasil, sendo que cada peruca é acompanhada de cinco lenços. “Ela (paciente) vai usar durante a semana o lenço e a peruca no final de semana. Para crianças damos toucas de lã, que vem dos Estados Unidos, das princesas”, explica Suely.
Para se manter, contudo, a instituição faz um pedido de ajuda à sociedade. Sem o apoio de qualquer lei de incentivo ou do governo, a ONG se mantém com a ajuda do brexó de Suely e seu marido, que fica no mesmo endereço da Atitude na Cabeça, além da venda de chaveiros “Eu me toco”, em alusão ao câncer de mama. 
“Temos uma conta bancária, somos uma ONG instituída. Gostaríamos de ter pessoas que doassem pouco, mas com frequência. Se conseguissemos 100 pessoas doando R$ 10 por mês, já teríamos pelo menos algo garantido. Temos despesa com correio, enviamos as perucas para todo o Brasil”, destaca Suely.
Cuidados na hora de doar
Na hora de fazer uma doação, contudo, é essencial que alguns cuidados sejam tomados. O erro mais comum, por exemplo, é entregar o cabelo molhado, o que acaba fazendo com que o material crie fungos e apodreça, tendo de ser dispensado. 
“De cada 10 doações, três temos de descartar por problemas assim. Sem contar que todo cabelo temos de fazer uma limpeza, para tirar tudo que tem menos de 10 centímetros para evitar o ‘efeito Cebolinha’. Então já perdemos mais uns 10% de tudo que recebemos”, explica a coordenadora da ONG.
Ainda segundo Suely, qualquer pessoa, com qualquer tipo de cabelo, com ou sem química, pode fazer a doação. “O cabelo pode ser enviado pelo correio ou trazido pessoalmente. O que pedimos é que esteja limpo e seco, separado em mexas e amarrado com elástico bem firme.”
Serviço
ONG Atitude na Cabeça

O que é: Uma espécie de banco de doações de perucas no Paraná, atendendo pacientes que sofrem de 13 patologias que fazem perder os cabelos total ou parcialmente, temporária ou definitivamente. Além disso, também oferece por meio de parceiros próteses de silicone e micropigmentação da mama para quem fez retirada do seio, além da doação de lenços, bonés, gorros e etc.
Endereço: Rua Francisco Rocha, 1544, bairro Bigorrilho
Telefone: (41) 99146-1383 ou (41) 3015-0768
Facebook: https://www.facebook.com/atitudenacabecacuritiba/
Site: http://www.atitudenacabeca.com.br
Como ajudar: A instituição aceita doações de cabelos, perucas, lenços, chapéus, etc. Além disso, também é possível fazer uma contribuição financeira - as informações bancárias constam na parte superior da página inicial do site da ONG
Voluntários: A instituição também procura voluntários para atuar nas mais diversas áreas. A necessidade mais emergencial é alguém que possa atualizar o site da ONG, que é o mesmo desde 2014. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone e agendar uma visita
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Faça Faculdade Uniandrade

Faça Faculdade Uniandrade
Vem pra Uniandrade

Publicidade

Publicidade

Seguidores