Arquivo do blog

Theme Support

comunidade

Unordered List

esporte

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Colombo

Postagem em destaque

BETO RICHA: Meu pai José Richa me ensinou não desistir

Richa fala da experiência administrativa e eleitoral para dezenas de prefeitos. A  rotina do ex-governador Beto Richa longe do poder e ...

Pesquisar este blog

Geral

Binho - Aviário

Binho -  Aviário

Flickr Images

Cultura

About us

About us

Flickr Images

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Pesquisa FAKE NEWS - Partidos contestam credibilidade da pesquisa Radar

Partidos contestam credibilidade da pesquisa Radar

A pesquisa de intenção de voto aos cargos de governador e senador nas eleições de outubro deste ano, realizada pela Radar Inteligência e divulgada nesta sexta-feira (25 de maio), apresenta falhas que podem mascarar o resultado do levantamento. O Tribunal Regional Eleitoral recebeu quatro pedidos de impugnação da pesquisa, entre eles o do PDT. Rede, Partido da Mulher Brasileira e PP também questionaram o levantamento.
Entre os problemas apresentados estão o fato de a empresa alegar gasto com a pesquisa que representa 50% do seu capital social; não respeitar critérios técnicos estabelecidos na legislação eleitoral, fazendo adaptações irregulares; além da omissão de nomes de pré-candidatos.
“Entendemos que a forma como se apresenta a pesquisa trará números distorcidos, não condizentes com a realidade, podendo beneficiar algum pré-candidato”, diz nota divulgada pelo PDT do Paraná.
“Uma pesquisa mal formulada representa sérios riscos para uma eleição”, afirma Leandro Rosa, advogado do PDT. “Ao descumprir uma série de normas e não seguir corretamente as fontes de dados escolhidas para a realização da consulta, a Radar Inteligência pode induzir o resultado a erro, além de desinformar o eleitor paranaense.”
O TRE ainda vai analisar o mérito dos quatro questionamentos, mas preferiu não proibir a divulgação da pesquisa.
Foi a segunda tentativa de divulgação da mesma pesquisa. Colocada sob suspeita, a primeira versão foi suspensa antes mesmo de o TRE julgar pelo menos três pedidos de impugnação formulados por partidos políticos.
Os mais atentos observou que 85%  dos paranaenses não definiram o VOTO para o Governo do Paraná ainda. Eleição está aberta ainda principalmente nas perguntas espontâneas. 
A Radar Inteligência e sua coligada A. G. Tropanotti & Cia Ltda. têm sede em Francisco Beltrão, Sudoeste do estado, eleitores deste município nas redes sociais denúncias erros absurdos deste instituto em outras eleições.

Até os eleitores mais atentos chamou a pesquisa de FAKE NEWS.


Pesquisas mal formuladas e as fake news

 Além do voto e do eleitor, a presença mais garantida nas eleições paranaenses é pesquisa mandrake. Gasta-se mais em “comprar” resultado do que em obter um resultado. Nesta sexta-feira inglória, a divulgação dos números da Radar Inteligência foi contestada por vários partidos, entre eles dois adversários em outubro, o PDT de Osmar Dias e o PP da família Barros e quatro pedidos de impugnação.
Divulgar pesquisas sem lastro e com evidentes sinais de manipulação é tão criminoso como as famigeradas fake news.
Pesquisa fake, ou com dados contestáveis, tem como único interesse vedar os olhos do eleitor, fazer marola, jogar dados errados no pedaço e, com isso, dar vantagem para algum candidato. Outras virão até outubro e o Tribunal Regional Eleitoral não pode bobear. Nem os eleitores.

A pesquisa do Instituito Radar Inteligência divulgada nesta sexta-feira, 25, mostra uma eleição ainda aberta ao governo do Estado no Paraná. Nada menos que 84,5% dos eleitores afirmaram que ainda não sabe em quem votar no dia 7 de outubro na disputa do Palácio Iguaçu.


Detalhe em PDF VEJA


Fonte Blog Contra Ponto

Uma BOMBA sobre este instituto pode colocar em cheque 100% tudo. Se fala em matéria FAKE NEWS e as matérias  pagas e pesquisas FAKE NEWS também é crime. Daí quem é safado?


←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Faça Faculdade Uniandrade

Faça Faculdade Uniandrade
Vem pra Uniandrade

Publicidade

Publicidade

Seguidores