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quinta-feira, 5 de julho de 2018

Cida Borghetti e o vice-prefeito, Eduardo Pimentel R$ 71 mi garantem tarifa da rede integrada de transporte

O Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba firmaram convênio para ampliar a integração do transporte coletivo público entre a capital e a região metropolitana. A iniciativa também busca garantir a manutenção da tarifa em R$ 4,25 em Curitiba. O convênio foi assinado pela governadora Cida Borghetti e o vice-prefeito da capital, Eduardo Pimentel, nesta quinta-feira (4), no Palácio Iguaçu.
A parceria se dá entre a Coordenação da Região Metropolitana (Comec) e a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) e prevê o repasse de R$ 71 milhões do governo estadual, até o final deste ano, e o avanço nos estudos para a ampliação da integração.
A governadora afirmou que a parceria vai impactar na qualidade dos serviços de transportes ofertados aos usuários de Curitiba e municípios vizinhos. “Além de modernizar boa parte dos ônibus, juntos conseguiremos congelar a tarifa, o que garantirá à população melhor condição de mobilidade, de ir e vir”, disse Cida.
Para o vice-prefeito de Curitiba, graças a esse convênio com o Governo do Estado a prefeitura também vai poder manter o programa de renovação de frotas. “Já conseguimos entregar 50 novos ônibus neste ano e a nossa meta é disponibilizar mais 110 até o final de 2018”, disse.
EXPANSÃO - De acordo com o diretor-presidente da Comec, Louvanir Menegusso, há a possibilidade de expansão dos transportes. “Estamos estudando um aumento pelo menos 20 novas integrações entre as linhas da capital e da região metropolitana”, disse ele.
Segundo dados da Comec, o transporte coletivo metropolitano atende diariamente cerca de 205 mil pessoas em 19 municípios, sendo que 73% dessa demanda utiliza o sistema integrado RIT (Rede Integrada de Transporte), abrangendo 14 municípios. São transportados diariamente, entre ida e volta, cerca de 450 mil passageiros, considerando os pagantes e isentos.
Louvanir Menegusso explicou, ainda, que o convênio permitirá a realização de estudos de viabilidade financeira e operacional com o objetivo de aprimorar a integração operacional dos sistemas da Comec e da Urbs.
Para o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o convênio é importante para Curitiba e Região Metropolitana porque faz alusão ao Estatuto das Metrópoles e traz inovação ao sistema. “Essa parceria é válida e necessária porque, graças a ela, conseguiremos manter a integração já existente, ampliar novas linhas e evitar que ocorra a desintegração do que temos hoje”, disse.
PRESENÇAS - Participaram da solenidade os secretários de Estado da Agricultura e Abastecimento, George Hiraiwa; da Comunicação Social, Alexandre Teixeira; da Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, e da Administração e Previdência, Fernando Ghignone; o chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato; a comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Rosa De Paula Dias Rocha; o líder do governo na Assembleia Legislativa, Pedro Lupion; e os deputados estaduais Luiz Carlos Martins, Elio Rusch, Artagão Júnior e Bernardo Carli.
BOX
Confira 20 possibilidades de integrações estudadas pela Urbs e Comec

1. NOS ESTUDOS DA LINHA PIRAQUARA / CURITIBA: (já em operação) Com saída do Terminal Piraquara via Rodovia João Leopoldo Jacomel e Av. Victor Ferreira do Amaral, operação com ônibus articulados com ponto final na Praça Santos Andrade.
2. NOS ESTUDOS DE VIABILIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL PARA LIBERAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA CANALETA PARA A UTILIZAÇÃO DO EXPRESSO SÃO JOSÉ - VIA BOQUEIRÃO: Com saída do Terminal Urbano, seguindo pela Canaleta já existente naquele município e posteriormente utilizando a canaleta da Av Marechal Floriano Peixoto, com infraestrutura dos Terminais Boqueirão, Hauer e Carmo, bem como Estações ao longo do itinerário, já em funcionamento, com ponto final na Praça Carlos Gomes.
3. NOS ESTUDOS DE VIABILIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL PARA LIBERAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA CANALETA PARA A UTILIZAÇÃO DO EXPRESSO FAZENDA - VIA PINHEIRINHO: Com saída do Terminal Fazenda Rio Grande seguindo pela BR 116 (BR 476) utilizando a infraestrutura da canaleta Sul e dos Terminais Pinheirinho, Capão Raso e Portão com ponto final na Praça Rui Barbosa e/ou Terminal Central de Curitiba.
4. NOS ESTUDOS DE VIABILIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL PARA LIBERAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA CANALETA PARA A UTILIZAÇÃO DO EXPRESSO FAZENDA - VIA LINHA VERDE: Com saída do Terminal Fazenda Rio Grande seguindo pela BR 116 (BR 476) utilizando a infraestrutura da canaleta da Linha Verde e Av. Marechal Floriano Peixoto com ponto final na Praça Carlos Gomes. Entre os Terminais Fazenda Rio Grande e Terminal CIC continuará a ser atendido por linha alimentadora.
5. NOS ESTUDOS DE VIABILIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL PARA LIGAÇÃO: Entre os Municípios de Mandirituba e Fazenda Rio Grande, linhas locais, diretas e alimentadoras ligarão as duas localidades.
6. NOS ESTUDOS DE VIABILIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL PARA: Entre os Municípios de Quitandinha e Fazenda Rio Grande, linhas locais, diretas e alimentadoras ligarão as duas localidades.
7. NOS ESTUDOS DE VIABILIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL PARA A UTILIZAÇÃO DO EXPRESSO CAMPO LARGO: Com saída do Terminal Urbano de Campo Largo, seguindo pela BR 277 até Curitiba, utilizando a Rua Major Heitor Guimarães, Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, Rua General Mário Tourinho e acessar o Terminal Campina do Siqueira e a partir deste, utilizar toda infraestrutura do Terminal, Canaleta e Estações com ponto final na Praça Rui Barbosa.
8. NOS ESTUDOS DE VIABILIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL PARA: Entre o Terminal Guaraituba e Terminal Maracanã, linhas locais, diretas e alimentadoras ligarão os dois Terminais.
9. NOS ESTUDOS DE VIABILIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL PARA LIBERAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA CANALETA NORTE PARA A UTILIZAÇÃO DO EXPRESSO MARACANÃ - VIA LINHA VERDE: Com saída do Terminal Maracanã a linha seguirá pela Estrada da Ribeira e Linha Verde Norte (via Atuba) e canaleta da Av Presidente Affonso Camargo com ponto final na Praça Rui Barbosa e/ou Terminal Central de Curitiba.
10. NOS ESTUDOS DE VIABILIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL PARA LIBERAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA CANALETA NORTE PARA A UTILIZAÇÃO DO EXPRESSO MARACANÃ - VIA MASCARENHAS: Com saída do Terminal Maracanã a linha poderá seguir pela Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, utilizando faixas exclusivas para ônibus, passando pelo Terminal Santa Cândida com utilização da Canaleta Norte (Av. Paraná e Av. João Gualberto) com ponto final na Praça Rui Barbosa e/ou Terminal Central de Curitiba.
11. NOS ESTUDOS DE VIABILIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL PARA ESTUDOS PARA LIGAÇÃO: Entre o Terminal Bocaíuva do Sul e Terminal Maracanã linhas diretas e/ou alimentadoras ligarão os dois Terminais.
12. NOS ESTUDOS DE VIABILIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL PARA LIGAÇÃO: Entre os Terminais Quatro Barras e Jardim Paulista linhas locais, diretas e alimentadoras ligarão os dois Terminais.
13. NOS ESTUDOS DE VIABILIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL PARA ESTUDOS PARA LIGAÇÃO: Entre os Terminais Campina Grande do Sul e Jardim Paulista linhas locais, diretas e alimentadoras ligarão os dois Terminais.
14. NOS ESTUDOS DE VIABILIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL PARA LIBERAÇÃO DA CANALETA DA LINHA VERDE PARA A UTILIZAÇÃO DO EXPRESSO CAMPINA GRANDE - VIA LINHA VERDE: Com saída do Terminal Jd. Paulista a linha seguirá pela Estrada Régis Bittencourt (BR 116), seguindo pela Linha Verde via Atuba e posteriormente utilizar a canaleta da Av Presidente Affonso Camargo com ponto final previsto na Praça Rui Barbosa e/ou Terminal Central de Curitiba.
15. NOS ESTUDOS DE VIABILIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DO EXPRESSO CAMPINA GRANDE - VIA MASCARENHAS: Com saída do Terminal Quatro Barras a linha poderá seguir pela Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, utilizando faixas exclusivas para ônibus, desembarcando no Terminal Santa Cândida, no qual será feito novo transbordo de passageiros.
16. NOS ESTUDOS DE VIABILIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DO EXPRESSO SÃO JOSÉ - VIA TORRES: Com saída do Terminal Urbano, seguindo pela Av. Comendador Franco (Av. das Torres), utilizando faixas exclusivas para ônibus, com ponto final no Terminal Guadalupe. Com a retirada das torres, estudar a possibilidade de nova Canaleta Exclusiva na Av. Com. Franco.
17. NOS ESTUDOS DE VIABILIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL PARA LIBERAÇÃO DA CANALETA PARA UTILIZAÇÃO PELO EXPRESSO SÃO JOSÉ - VIA CENTENÁRIO: Com saída do Terminal Affonso Pena seguindo pela BR 277 via Terminal Centenário, utilizando a infraestrutura de canaleta da Rua Eng. Costa Barros e Av. Presidente Affonso Camargo com utilização também dos Terminais Oficinas e Capão da Imbuia com ponto final na Praça Rui Barbosa e/ou Terminal Central de Curitiba.
18. NOS ESTUDOS DE VIABILIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL PARA EXPRESSO SÃO JOSÉ - VIA BR 277: Com saída do Terminal Affonso Pena seguindo pela BR 277, Av. Prefeito Lothário Meissner, Av. Prefeito Omar Sabbag com ponto final no Terminal Guadalupe.
19. NOS ESTUDOS DE VIABILIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL PARA Integração dos serviços de transporte de passageiros entre os Terminais Boqueirão e Terminal Affonso Pena, através de linhas locais, diretas e alimentadoras que ligam os dois Terminais.
20. NOS ESTUDOS DE VIABILIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL PARA LIBERAÇÃO DA CANALETA PARA UTILIZAÇÃO PELO EXPRESSO ARAUCÁRIA: Com saída do Terminal Central de Araucária passando pelo Terminal Angélica via João Bettega (Conectora 3), utilizando a infraestrutura do Terminal Portão e Canaleta da Av. República Argentina e Av. Sete de Setembro com ponto final da Praça Rui Barbosa.




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Graças ao trabalho eficiente da nossa equipe da Secretaria de Obras Públicas entregamos hoje, com quatro meses de antecedência, as obras de revitalização da Avenida Manoel Ribas, principal ligação de Santa Felicidade. Além disso, com a economia de recursos, conseguimos revitalizar também a tradicional Praça Vêneto. A obra é uma demonstração clara do compromisso da nossa gestão com a eficiência e boa aplicação do dinheiro público. A revitalização da via só foi possível graças a parceria do Prefeito Rafael Greca com o então governador Beto Richa, e mantidos pela governador Cida Borghetti. 

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Assinamos hoje a ordem de serviço para o recape de mais 147 ruas de todos os bairros de Curitiba. O novo lote faz parte de um grande pacote de 265 ruas que serão revitalizadas neste ano graças aos convênios de R$ 120 milhões assinados pelo prefeito Rafael Greca com o então governador Beto Richa, e mantidos pela atual governadora Cida Borghetti. Muito obrigado! #AsfaltoNovo #CuritibaEmObras

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Aproveitei a sexta para vistoriar algumas das obras em andamento na nossa cidade, como a pavimentação da Rua Waldomiro Daldigan, o recape Rua Padre Germano Mayer e a reforma do Terminal Santa Cândida, obra que estava parada e foi retomada na nossa gestão. Além disso, junto com o prefeito Rafael Greca, participei de um importante encontro com os gestores municipais da Regional Cajuru.

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Veja como está ficando a nova Rua Konrad Adenauer, no Tarumã. A via está sendo duplicada e terá quatro pistas, sinalização, calçadas, ciclovia, iluminação mais eficiente, além de duas novas pontes. Hoje, estive com o prefeito Rafael Greca vistoriando a obra que é uma parceria da Prefeitura com o shopping Jockey Plaza. #CuritibaEmObras

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Uma alegria retornar ao comando central do Corpo de Bombeiros de Curitiba, prédio de 1966 construído e inaugurado no governo do meu avô Paulo Pimentel. Acompanhado do comandante dos bombeiros, coronel Fábio, e do coronel Barros, tive a oportunidade de conhecer melhor o trabalho e a estrutura da corporação na nossa capital. Aproveitei ainda para colocar meu gabinete de vice-prefeito e secretário de Obras à disposição do Corpo de Bombeiros! #VicePrefeito

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O prefeito Rafael Greca e eu fizemos hoje uma grande audiência pública com os moradores da regional Portão/Fazendinha para tratar dos projetos e ouvir as demandas da região. Durante o encontro, expliquei o andamento de obras de drenagem e reforcei o nosso cronograma de pavimentação. É muito importante que os administradores públicos reforcem o diálogo e estejam sempre em sintonia com a população. #VicePrefeito #Dialogo

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700 COBERTORES! 
Com muita alegria recebi hoje dos funcionários do Banco Santander a doação de 700 cobertores para reforçar o atendimento da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) neste inverno. Com o trabalho do prefeito Rafael Greca e da primeira-dama, Margarita Sansone, Curitiba tem avançado para garantir melhores condições de vida para a população de rua e em situação de vulnerabilidade. #AçãoSocial #VicePrefeito

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Muito boa a conversa com os alunos do segundo ano do Colégio Everest, de Santa Felicidade, sobre o andamento das nossas obras e o planejamento urbano de Curitiba, que é referência nacional. Uma excelente oportunidade de ouvir essa nova geração que é o futuro da nossa cidade! #VicePrefeito

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Importante ligação entre os bairros Água Verde e Portão, a Rua Professor Assis Gonçalves começou a ser recapada hoje pela Prefeitura de Curitiba. Esta é uma das vias beneficiadas pelo convênio com o Governo do Estado, que prevê até o fim do ano a recuperação de 265 ruas da cidade. A liberação dos recursos para as obras foi acertada pelo prefeito Rafael Greca com o então governador Beto Richa. #CuritibaEmObras #AsfaltoNovo

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Estive hoje em Santa Felicidade para acompanhar os últimos ajustes das obras de construção de ciclovia e revitalização do asfalto, das calçadas e da iluminação de 3 quilômetros da Av. Manoel Ribas. Reivindicação antiga, a obra será concluída a pedido do prefeito Greca com cinco meses de antecedência e expressiva economia de recursos públicos. #GestaoPublica#CuritibaEmObras

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OBRA NOVA NA CIDADE! ⚠️🚧
Serão 1,6 mil metros de asfalto novo, barato e de qualidade nas ruas Teixeira Coelho e Capitão Souza Franco. Uma grande obra que irá melhorar o transporte garantindo conforto aos motoristas e usuários do transporte coletivo. Nossa meta é fechar o ano com mais de 265 ruas recapadas! #CuritibaEmObras #AsfaltoNovo

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Nova pavimentação traz melhorias ao Pequeno Cotolengo e à escola João Cruciani




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