Arquivo do blog

Theme Support

comunidade

Unordered List

esporte

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Colombo

Postagem em destaque

O Bruxo Chik Jeitoso presta depoimento para o Juiz Fernando Fischer

O Bruxo Chik Jeitoso presta depoimento para o Juiz Fernando Fischer na última segunda-feira dia 22/10/2018.  Excelentíssimo  Sr Juiz da 8° ...

Pesquisar este blog

Geral

Binho - Aviário

Binho -  Aviário

Flickr Images

Cultura

About us

About us

Flickr Images

terça-feira, 21 de agosto de 2018

TRE rejeita pedido de impugnação e pesquisa Ibope sai nesta quarta, Desembargador autoriza divulgação

O desembargador Tito Campos de Paula, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) rejeitou o pedido da coligação do candidato ao governo do Paraná Ratinho Junior (PSD, PSC, PV, PR, PRB, PHS, PPS, PODE E AVANTE)  para impedir a  publicação da pesquisa Ibope prevista para esta quarta-feira (22). 
Na ação, os advogados argumentam que é “insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes; insatisfatória informação quanto à fonte pública de dados utilizada para confecção do plano amostral”. O desembargador liberou pesquisa com determinação de que a divulgação da pesquisa seja realizada com o esclarecimento de que “A pesquisa está sendo impugnada por duas representações eleitorais, interessados diversos, que questionam a confiabilidade do resultado, alegando haver irregularidade na utilização do critério "PEA / NÃO PEA” (População Economicamente Ativa e População Não Economicamente Ativa). A divulgação da pesquisa somente é permitida com essas ressalvas e a sua divulgação sem essas informações acarretará multa de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) ao responsável pela divulgação.
Pesquisa
O instituto Ibope Inteligência registrou a pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) no dia 16 de agosto para sondar intenções de voto ao governo do Estado e às duas vagas ao Senado pelo Paraná, com questionários espontâneos e estimulados. Esta será a segunda pesquisa após as convenções partidárias que definiram as candidaturas no Paraná. (Veja a primeira)
O Ibope também mede índice de rejeição dos candidatos. Os questionários já foram aplicados e a pesquisa deve ser divulgada nesta quarta-feira, dia 22, pela RPC TV, que contratou o levantamento. 
Para o governo, os dez candidatos aparecem nomeados na pesquisa como Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), Cida Borghetti (PP), Doutor Rosinha (PT), Geonisio Marinho (PRTB), João Arruda (MDB), Ogier Buchi (PSL), Professor Piva (PSOL), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Priscila Ebara (PCO) e Professor Jorge Bernardi (REDE). 
Para o Senado, os 14 candidatos são Alex Canziani (PTB), Beto Richa (PSDB), Compadre Luiz Adão (DC), Flavio Arns (REDE), Gilson Mezarobba (PCO), Jacque Parmigiani (PSOL) Mirian Gonçalves (PT), Nelton (PDT), Oriovisto Guimaraes (PODE), Requião (MDB), Rodrigo Reis (PRTB), Roselaine Barroso Ferreira (PATRI), Zé Boni (PRTB) e Rodrigo Tomazini (PSOL). 
Foram ouvidos 1.008 eleitores em todas as regiões do Paraná. O regsitro da pesquisa é PR-04869/2018. 
Fonte Portal Bem Paraná Narley Resende



PSD explica mas não convence porque tentou impugnar pesquisa Ibope/RPC

A assessoria de imprensa do candidato Ratinho Jr. (PSD) explica que o pedido de impugnação do partido foi feito em função de uma decisão do TRE-PR que, na segunda-feira, dia 21, estabeleceu que o tipo de estratificação feito pelo Ibope, em nível econômico, de pessoa economicamente ativa e não e economicamente ativa, está proibido. A impugnação se baseou nessa decisão.
Esta é a nota do PSD, mas vejamos alguns pontos que a contrariam:
  1. O Ibope registrou a pesquisa no TRE no dia 16; os dados da estratificação econômica do eleitorado já constavam do pedido de registro e de conformidade com as regras usuais e aceitas em todo o país pela Justiça Eleitoral;
  2. O TRE do Paraná mudou os critérios dia 21. Partindo do princípio de que leis não retroagem, a mudança da regra não poderia afetar a pesquisa registrada cinco dias antes;
  3. Já há farta jurisprudência nacional que aceita a estratificação econômica do eleitorado em PEA e não-PEA – isto é, em população de eleitores economicamente ativa e não ativa.
Conclusão: a impugnação do PSD à pesquisa Ibope/RPC pôde ser mantida por muito tempo. Com isso, os resultados da pesquisa serão mesmo divulgados nesta quarta-feira, dia 22, como estava previsto desde o dia em que houve o registro no TRE.
O que sobra desta “briga” é que, por trás dela, talvez estivesse escondido o interesse político da campanha de Ratinho Jr. para não expor eventual tendência de que a eleição no Paraná será decidida em dois turnos – ao contrário da euforia dos correligionários que ainda contam com a vitória já no primeiro turno.
 Via Blog Contra Ponto 




“Sou contra a censura, povo quer ver a pesquisa Ibope”, diz João Arruda


“Soube agora que um candidato ao Governo do Paraná impugnou a pesquisa do Ibope. Ou seja, ela pode não ser publicada. É a censura da qual sou completamente contra”, disse o deputado João Arruda, candidato do MDB ao Governo do Estado, sobre o pedido do candidato Ratinho Junior (PSD) que entrar na Justiça Eleitoral para impedir a divulgação da pesquisa, prevista para esta quarta-feira (22).
“Você lembra quem censurava pesquisa em 2010? Parece que a história se repete”, ressaltou João Arruda, em vídeo veiculado nas redes sociais (Assista Aqui ). “Não tenho nenhum problema em aparecer na pesquisa com zero por cento, com um por cento, com dois por cento”.
“Tenho uma certeza, que não é a pesquisa que vai me eleger, é você que vai me eleger”, ressaltou João Arruda. Que completou: “E eu vou me eleger governador com o seu apoio!”. Blog Fabio Campana 

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Faça Faculdade Uniandrade

Faça Faculdade Uniandrade
Vem pra Uniandrade

Publicidade

Publicidade

Seguidores