Arquivo do blog

Theme Support

comunidade

Unordered List

esporte

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Colombo

Postagem em destaque

EXCLUSIVO: Live com neste Sábado no Blog Chik Jeitoso com Roberto Requião

Foto Arquivo MDB  Confirmado para este Sábado 16 de Novembro ao Meio Dia Live Poderosa  EXCLUSIVA  no Blog Chik Jeitoso com Vossa Exclên...

Pesquisar este blog

Geral

Binho - Aviário

Binho -  Aviário

Flickr Images

Cultura

About us

About us

Flickr Images

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

TJ firma acordo com a UFPR para auxílio em processos judiciais na área da saúde


                                                                         Foto irwl
O Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador Renato Braga Bettega, e o Reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, assinaram nesta quinta-feira (30/8), na sala de reuniões da Presidência, um Acordo de Cooperação para auxílio em demandas relacionadas ao Direito à Saúde.
O instrumento assinado prevê a elaboração, por parte de profissionais do Hospital de Clínicas (HC), de pareceres técnicos para embasamento de decisões judiciais em demandas ligadas, por exemplo, ao fornecimento de medicamentos ou a tratamentos médicos. A cooperação irá auxiliar o trabalho realizado pelo Núcleo de Apoio Técnico (NATJUS), instituído em 2013 em uma parceria entre o TJPR, a Justiça Federal e entidades ligadas à área da saúde. O Núcleo é formado por médicos do quadro do Tribunal de Justiça e conta com o auxílio de profissionais do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e da Prefeitura de Curitiba.
Por sua parte, o Tribunal de Justiça poderá auxiliar na formação acadêmica de estudantes de cursos da UFPR, com a realização de palestras sobre os temas relacionados à judicialização da saúde. Isso permitirá o intercâmbio de conhecimentos sobre questões relacionadas aos direitos constitucionais nessa área e um maior diálogo entre as ciências médica e jurídica.
Após a assinatura do instrumento de cooperação, o Presidente do TJPR, Desembargador Renato Braga Bettega, agradeceu ao Reitor a colaboração da UFPR, por meio do Hospital de Clínicas. “Aqui no Tribunal nós estamos tentando sempre fortalecer a atuação do NATJUS e esse é um passo muito importante. No âmbito da Presidência recebo muitos pedidos de suspensão de liminares, principalmente ligados a medicamentos, e esses pareceres são muito importantes para apoio a essas decisões.”
O Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, expressou sua satisfação com a assinatura do convênio e afirmou que é uma oportunidade de ampliar uma contribuição que a Universidade já presta no âmbito da Justiça Federal. “A nossa relação com o NATJUS tem sido excepcional. E tenho certeza que seguindo nessa mesma linha iremos sempre caminhar muito bem. Cumprimos a nossa função enquanto instituição pública, que deve ter uma inserção social e colaborar com instituições importantes como o Judiciário.”
Também estavam presentes os Juízes de Direito Hamilton Rafael Marins Schwartz, Rogério Ribas, Fábio André Santos Muniz e Lidia Munhoz Mattos Guedes; a Juíza Federal Luciana da Veiga Oliveira; e a Superintendente do HC, Claudete Reggiani.
Núcleo de Apoio Técnico
O NATJUS já produziu mais de 6 mil pareceres e notas técnicas nas mais diversas especialidades médicas. Entre as demandas que chegam aos magistrados, e que são analisadas pelo NATJUS, estão questões ligadas a fornecimento de medicamentos e tratamentos médicos, tanto pela rede pública quanto por planos de saúde.
Os magistrados que possuem alguma dúvida relevante sobre determinado procedimento médico podem solicitar a emissão de uma nota técnica ao NATJUS. Com um parecer fornecido por um profissional de saúde, baseado em evidências científicas, os juízes têm mais subsídios e segurança no momento de decidir sobre a obrigatoriedade do fornecimento de determinado medicamento ou tratamento médico.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Faça Faculdade Uniandrade

Faça Faculdade Uniandrade
Vem pra Uniandrade

Publicidade

Publicidade

Seguidores